IRESENHA| SUICIDAS - RAPHAEL MONTES


Título Original:  Suicidas
Autor: Raphael Montes
Editora  Benvirá 

488 Páginas
Sinopse: Um porão, nove jovens e uma Magnum 608. O que poderia ter levado universitários da elite carioca – e aparentemente sem problemas – a participarem de uma roleta-russa?

Um ano depois do trágico evento, que terminou de forma violenta e bizarramente misteriosa, uma nova pista, até então mantida em segredo pela polícia, ilumina o nebuloso caso. Sob o comando da delegada Diana Guimarães, as mães desses jovens são reunidas para tentar entender o que realmente aconteceu, e os motivos que levaram seus filhos a cometerem suicídio.

Por meio da leitura das anotações feitas por um dos suicidas durante o fatídico episódio, as mães são submersas no turbilhão de momentos que culminaram na morte dos seus filhos. A reunião se dá em clima de tensão absoluta, verdades são ditas sem a falsa piedade das máscaras sociais e, sorrateiramente, algo muito maior começa a se revelar.


Resenha


Terminei o livro. Fiquei vagando na minha casa com a boca aperta tentando ainda absorver o final desse livro. Vim fazer a resenha. Choque. É como estou no momento depois de finalizar essa leitura. Em choque.

As rodadas se sucederam. Perdi algumas, ganhei outras. O pôquer simula a vida. Às vezes você perde, às vezes você ganha, mas o negócio é se manter lá, jogando.

Eu já tive a honra de estar em um evento onde o Raphael Montes também estava e pude ouvir um pouco sobre esse livro que acabei de ler. Me pareceu muito legal pelos comentários dele... então aqui estou eu, um ano e pouco depois disso, li o livro e estou simplesmente chocado com o que li.

Ele é seu amigo, eu sei. Mas até que ponto devemos defender um amigo? Até que ponto realmente conhecemos as pessoas?

O livro conta a história de nove jovens que participaram de uma roleta russa. Roleta russa nada mais é do que um jogo de azar. Você tem uma arma com compartimentos para umas oito balas, mas se coloca apenas uma. Então gira o tambor para não saber em que posição a bala se encontra e vai passando de pessoa para pessoa. E ees vão tentando atirar neles mesmas com a probabilidade da bala sai ou não. Não saiu? Passa para o próximo! (Que divertido, não?).

Temos três narrações diferentes. No passado, narrando antes da roleta, como tudo acabou levando eles para isso. O presente, em uma reunião onde as mães desses jovens tentam entender como tudo isso aconteceu, com uma delegada lendo os escritos que um desses jovens deixou contando tudo que aconteceu durante o jogo. Quando ela ler, temos a narração do personagem que deixou os escritos no dia do jogo, ele que escrevia tudo que acontecia e quando eles foram achados, lá estava o caderno. E os capítulos vão se intercalando. Eu gosto e não gosto disso. É bom pelo motivo que podemos vê outros pontos de vista, mas é ruim porque sempre tem aquela narração que achamos mais lenta e a que a gente mais gosta e ficamos torcendo para chegar de novo na que gostamos enquanto lemos aquela que ficamos: “AAAhhh, passa logo”.

Incialmente, eles só iam lá para jogar, todos iriam morrer com um tiro e acaba ai. Mas não foi assim. Os corpos quando foram achados não estavam somente com um tiro na cabeça, mas alguns irreconhecíveis, carbonizados. Agora é saber... o que de fato aconteceu no meio daquele jogo?

A loucura. Tão rápida e sorrateira!

E quanto mais nos avançamos na leitura, mais perguntas surgem e ficamos: “Manooo, e agora?”. E chegou uma parte que fiquei: “Pronto, já sei como termina, foi assim e assim e assim assado”. Não, eu não sabia de nada. O final me surpreendeu muito. Sabe aquela explosão de mente, estou assim agora!

O Raphael Montes vai expor o ser humano de uma forma tão direta que nos mostra como somos ingênuos no decorrer da história. O livro mexe muito com um psicológico de uma pessoa e eu queria tratar desse ponto previamente. Claramente, muitos ali entre os noves, estão ai por motivos depressivos e coisas do tipo. Eu vou ser sincero em revela a minha preocupação de que uma pessoa que estar passando por problemas semelhantes se sinta tentado, não a questão da roleta em si, mas as saídas ou ideias que alguns dos personagens possam induzir... Eu não sei o quanto esse livro pode servir de gatilho. É só algo que passou pela minha mente que achei que deveria compartilhar.

Enfim, é um livro muito bom. Com certeza, já é um dos melhores lidos do ano, sem dúvida. Eu gostei muito das descrições de cada personagem, como ele usou cada um na história. Foi um livro muito bem planejado, pelo menos eu não achei furos.

Excelente livro! Já leu? Me conta o que achou, vamos trocar figurinhas, até!
IRESENHA| SUICIDAS - RAPHAEL MONTES IRESENHA| SUICIDAS - RAPHAEL MONTES Reviewed by Douglas Augusto on quarta-feira, fevereiro 07, 2018 Rating: 5

10 comentários:

  1. Já li sobre esse livro em outra resenha e confirmo que a reação é mútua. Fico mesmo com vontade de ler mas é complicado importá-lo para Portugal! Parece-me uma leitura intrigante, surpreendente, bem desenvolvida e esse final deve ser mesmo incrível para provocar-lhe isso! Primeiro, a premissa é incrível! Roleta russa é sempre aquela coisa, sabe jkhdsg e o final surpreender é demais! Eu adoro tentar adivinhar o desfecho e quando me engano, SABE TÃO BEEEEM, preciso ler!

    ResponderExcluir
  2. Só pela capa já me chamou atenção, ainda mais com essa resenha?
    Um livro lido no começo do ano eleito ja um dos preferidos não pode ser atoa né? JÁ ENTROU PRA TBR

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem? Ainda não li nada desse autor. Gostei de vê sua opinião sobre esse livro. A capa é linda.

    ResponderExcluir
  4. Oi Douglas! Eu já ouvi falar muito não só desse livro, mas de como o autor é incrível. Eu estou super curiosa e doida para comprá-lo e depois de você dizer que foi surpreendido me fez querer ler agora. Acho que quando se tratar de thrillers, essa surpresa é fundamental. Sobre o gatilho, é algo importante mesmo de falar. Acho que quando a pessoa ta naquela fina linha do "o que faço agora" isso pode ser um perigoso incentivo. Adorei a resenha, beijos.

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha, é a primeira vez que leio resenha sobre esse livro, eu ainda não sabia nem do que se tratava!

    ResponderExcluir
  6. Nossa sua sensação de choque foi passada nessa resenha, despertou-me aflição. Vou ler, até porque gosto de premissa que mexam com a nossa mente. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Terminei de ler sua resenha com uma única certeza: irei ler esse livro! Pra ontem!
    A capa, o título e a sinopse já instigam bastante. Parece ter um conteúdo e tanto.
    Eu simplesmente amei a sua resenha. Parabéns!

    Beijos,
    Narah - www.lerantesdedormir.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu já tinha vontade de ler Raphael Montes, depois dessa resenha eu PRECISO LER ESSE LIVRO! rsrs

    ResponderExcluir
  9. Oi Douglas!!
    Caraca, quero. Recentemente comecei a ler livros com essa pegada de suspense e tenho amado. Eu ainda não tinha lido resenha nenhuma sobre esse livro, mas você me convenceu a ler. E o melhor é saber que esse livro tão bem escrito é de um brasileiro. Adoro ver nossos autores ganham o mercado literário. Parabéns pela ótima resenha!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. desde a primeira vez que vi esse livro fiquei a fim de ler, pois a premissa dele me pareceu super intrigante... espero que o desfecho me surpreenda tb eheheh
    bjs...

    ResponderExcluir

Romário Bispo