ADAPTAÇÃO VS OBRA: EXTRAORDINÁRIO


 Heey! Depois de quatro meses sem postar, voltamos o/

Bem, há umas semanas atrás, eu assistir, finalmente, ao filme extraordinário. E não, eu ainda não tinha lido o livro, (minto, li só alguns capítulos há uns anos atrás), pois ainda não tinha sentindo vontade mesmo e preferir vê o filme para saber se realmente iria gostar (spoiler: AMEI!).  Acredito que a maioria já saiba do que se trata então irei me prender mais aos detalhes do que a história principal.



Temos então o pequeno Augie, um garoto, aparentemente, tímido, mas que não demora muito para mostrar sua grande personalidade e bom humor (não que pessoas tímidas não tenham, vocês me entenderam).  Ele nunca foi para escola e esse será o primeiro ano que ele entrará em uma sala de aula. A grande dificuldade que ele tem que lidar é a sua deformidade facial. 

Antes de vê o filme, eu já tinha lido alguns capítulos, do e eu imaginava o rosto dele seria muito mais deformado do que o filme mostra. No livro, (como no filme), conta que ele fez 27 cirurgias plásticas para “amenizar” a sua deformidade. Apesar de ser menos deformado do que eu esperava, ainda sim, se alguém passa no seu lado na rua com a síndrome do Augie, você iria encarar, iria pensar em mil coisas para a pessoa ter um rosto igual ao dele. Um personagem fala que ele achava que não iria conseguir se acostumar com o rosto dele e acaba “esquecendo” desse detalhe dele. Eu acho isso muito verdadeiro. Tanto no livro como no filme, Augie demostrar ser uma criança tão normal que só que se divertir com os amigos que, ás vezes, no filme, eu esquecia completamente da dificuldade dele e via o rosto dele como qualquer rosto.


O filme muda algumas coisas, mas nada que fiquemos NOOOOOOO!!!! Pelo contrário, achei algumas mudanças bem validas para deixar a adaptação melhor. O livro não é narrador inteiramente pelo August, temos vários outros pontos de vista e eles conseguiram (aleluia!) colocar isso no filme!
Uma das coisas mais difíceis durante uma leitura é eu achar engraçado alguma piada e etc. E gente, como eu ri com esse livro, vocês não estão entendendo, EU RI! O filme também me tirou algumas risadas, mas me pegou mais na parte do drama, lágrimas caíram sim, senhor. (talvez até um soluço, fica no ar).

Tem uma ótima cena no livro que eu queria muito ter visto no filme. Quando o namorado da Via vai atrás do Julian e seus amigos. Eu acho que foi a cena que eu mais queria ter visto dentre as que eles não colocaram.

Entre o livro e o filme, eu ainda prefiro o livro, mas o filme ainda sim está muito incrível. Acredito que o filme conseguiu passar a mensagem do livro. Seja Gentil. Com Todos.  Diferente de Percy Jackson, os roteiristas desse filme leram o livro, então, para mim, pode assistir sem medo.

É isso. Me conta se você já viu o filme, ou só leu ou esta pensando em ler.
Espero conseguir voltar ao ritmo de postagens. Até! 
ADAPTAÇÃO VS OBRA: EXTRAORDINÁRIO ADAPTAÇÃO VS OBRA: EXTRAORDINÁRIO Reviewed by Douglas Augusto on sexta-feira, janeiro 26, 2018 Rating: 5

43 comentários:

  1. Gostei do seu texto.Eu ainda não li e nem assisti o filme,mas estou bem interessado.Sempre prefiro os livros por serem mais detalhados e muitos filmes não são fiéis,mas entendemos que não dá para colocar um livro inteiro em um filme.Pelo seu texto vejo que tem algumas coisas que falta no filme,mas que mesmo assim mantém uma boa adaptação.Eu gostei e pretendo ver o filme logo e quem sabe ler o livro.Valeu!By One Guy

    ResponderExcluir
  2. Li om livro e gostei bastante, a frase no final é maravilhosa, quase chorei. Ainda não assisti o filme, mas é só questão de tempo!
    Ótimo post e lindo seu blog :)

    https://collxtion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não li o livro e nem vivo filme mas estou louca para ver o filme. Achei muito interessante. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu li o livro e achei muito fofo, bem escrito e conscientizador! Porém, ainda não pude ver o filme! Fico feliz em saber que o filme, mesmo sendo uma adaptação, conseguiu ser fiel ao livro, mesmo que modificando algumas coisas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. AI MEU DEUS, fico tão feliz em saber disso sobre o filme. Extraordinário é ,tipo, meu livro favorito de todo o mundo e não é todo leitor que consegue fazer isso. O livro é simplesmente maravilhoso, ainda preciso assistir o filme, mas acho que não vou me arrepender.

    http://blogalertadespoiler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai mesmo! Espero que chore e ria tanto quanto eu rsrs.

      Excluir
  6. Olá! Eu corri pra ver esse filme. Eu sou tão apaixonada pelo livro, que não tinha dúvidas que precisava correr para os cinemas. E gosto dele ter sido bem fiel. Foram cortadas algumas partes, como a que você citou, e que por sinal é uma das que eu mais ri, mas me agradou numa geral. Senti falta só de darem mais enforque na amizade do Auggie com a Summer, porque ela sim está do lado dele desde o início e acho que isso seria incrível de mostrarem, mas paciência haha
    Eu já quero é rever o filme, mesmo sabendo que vou rir e chorar - principalmente - tudo de novo! Adorei sua matéria, beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! A amizade deles no livro está desde o inicio. No filme, eles retratam mais a amizade dele com o Jack Will.

      Excluir
  7. Eu AMEI Extraordinário! Tanto o livro quanto o filme (mas é claro que prefiro o livro hehehe)! Eu achei o filme bem fiel, apesar de que em algumas partes eles poferiam ter aprofundado mais (como a parte do cachorrinho do Auggie e da Via, ou então o passeio de final de ano, que, além de poderem aptofundar mais,no livro é descrito como se fosse um local aberto, ao ar livre, mas no filme é em uma sala). Também tive a impressão (ao ler o livro) de que a face do Auggie fosse mais 'deformada'. Mas mesmo assim, com alguns baixos, o filme é sensacional! Com certeza dou 5🌟!

    https://porentreoslivrosoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Tudo bom?
    Amo o livro, ainda não assisti o filme por medo, pois odeio que mudem muito a narrativa, mas fiquei contente porque você disse que muda poucas coisas, agora estou ansiosa para ver.
    Beijos, Joyce de Freitas

    ResponderExcluir
  9. Oi Douglas!!
    Eu tenho esse livro tem mais de uma ano e nunca li. A outra colaboradora do blog leu um pouco antes do filme estrear e ficou mega encantada. Eu ainda não fui ver e acho um absurdo não ter feito isso, ainda mais quando leio tantas pessoas falando maravilhas sobre a adaptação.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Gostei da sua comparação. Eu ainda não assisti o filme e nem li o livro, mas em breve darei uma olhada. Seu texto é ótimo!! :)
    https://geeksouloficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. ahahaha adorei citar sobre o Percy porque realmente foi decepcionante.
    Vou ler e assistir esse filme e tenho certeza que irei amar.
    Beijinhos e Sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não tive a oportunidade de ver o filme, mas eu li o livro ha alguns anos e me emocionei muito! A mensagem que ele passa é maravilhosa e o Augie é um protagonista muito corajoso e inspirados.

    ResponderExcluir
  13. Poxa estou mega ansiosa para filme, poreme stou na reta final de grávidez, e sua resenha me fez ficar ainda mais ansiosaaaa...

    ResponderExcluir
  14. Bom Dia!
    Que legal seu post, bem interessante!
    Eu li o livro e assisti ao filme, ambos são maravilhosos. É claro que o filme nunca será 100% fiel ao livro, mas com certeza esse valeu super a pena!

    ResponderExcluir
  15. Seu texto me deixou ainda com mais vontade de conhecer essa obra, muitas pessoas me falam dele, do livro e agora do filme tbm, preciso conhecer, obrigado por esse post.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Desde que soube do que se tratava esse livro, estou ansiosa para conseguir um exemplar e ler. Infelizmente, ainda não consegui. Mas fui assistir ao filme mesmo sem ter lido antes e, como todos, eu amei! Impossível não se apaixonar, rir e se emocionar por essas histórias, não é? Essas, porque percebemos que todos os personagens tinham uma história capaz de nos tocar. Adorei!

    Abraços,
    https://horadapipoca18.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá! Estou super curiosa para ver esse filme. Além de ter uma história incrível, ainda tem no elenco Júlia Roberts. Gostei bastante do seu post. super bjo

    ResponderExcluir
  18. Nem vi o filme nem li o livro, mas acho que depois de ler a tua publicação vou começar por ver o filme um dia destes!
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderExcluir
  19. Eu não li o livro nem vi o filme. Nâo faz muito o meu estilo. Porém tenho amigos que viram e choraram no cinema.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Fico feliz em saber que o filme conseguiu ser bom. Tenho o livro aqui e estou louco para lê-lo. Só depois irei assistir (quem nunca, né? kk)

    Abraço!
    Lupi Literatus

    ResponderExcluir
  21. Eu ainda não li (o mesmo motivo que você mencionou no início) a obra nem vi o filme, mas sei que existem sempre aqueles detalhes que a gente adorava ver e não estão lá, ou atrocidades à narrativa original. Fico contente por não faltar nada de modo excessivo, estou ansiosa para ver o filme!

    ResponderExcluir
  22. Eu ainda nem li, nem assisti, mas vontade é o que não falta, depois de ler nesse post isso que eu vou fazer. Eu amei o modo como você conta a sua experiência ao assistir e ler, é muito divertida sua forma de escrita e também encantadora. Parabéns. Prometo que irei ler e assistir o filme, prometo de dedinho.

    ResponderExcluir
  23. Que interessante ainda não li esse livro,já me interessou,também não assisti,agora fiquei curiosa,parece ser uma historia muito boa.

    ResponderExcluir
  24. Nossa gostei bastante não conhecia o livro nem o filme, mas a história é bem cativante...Eu particularmente AMO filmes que tenham lição de vida!😍😍😍
    Agora fiquei super curiosa para lêr o livro é ver o filme!

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?

    Ainda não li nem o livro e nem o filme, mas só pela sinopse acho que irei amar, ele está há um bom tempo em minha lista de leitura, e preciso ler urgentemnete, não aguento mais ouvir pessoas dizendo o quão é maravilhoso o filme e o livro, rs. Também preciso comentar!

    Abraços,
    jovemcigano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Já li o livro faz um bom tempo, agora quero ver o filme, é muito bom quando uma história boa sai dos papéis para ir pras telas.

    ResponderExcluir
  27. Essa frase "Escolha ser gentil" eu acho que é a melhor dica e ensinamento que pode se dar. As vezes nem é tão importante estar certo a final de contas kk

    ResponderExcluir
  28. ACHO VALIDA A FRASE MAS O FILME TAMBEM E INTERESSANTE E VALE COMO LIÇAO TAMBEM MAS NAO DESCARTO O LIVRO EM HIPOTESE NEHUMA

    ResponderExcluir
  29. Muito obrigado pelas dicas tanto filme quanto livro porém ainda não tive a oportunidade de conferi-Los...
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Tô no seu time:prefiro o livro, mas TB gostei da adaptação. Achei algumas mudanças meio bobas e também senti falta dessa cena. Acho que ela mostra bem como as pessoas passam a se sensibilizar com o Augie e começam a construir Uma rede de solidariedade em torno dele. BJs

    ResponderExcluir
  31. " Diferente de Percy Jackson, os roteiristas desse filme leram o livro" O BERRO QUE EU DEI KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Não li o livro e nem vi o filme ainda, mas fico muito contente que ele não tenha decepcionado. Acho que é muito raro a gente achar o filme melhor que o livro, né? Mas os caras se esforçam, e isso vale.
    Eu já chorei rios de lágrimas só com o trailer, imagina com o filme todo... Preciso ver e LOGO hahaha

    ResponderExcluir
  32. Amei a forma como vc trabalhou as duas obras. Infelizmente, não lerei e não verei! Minha vida já é tão triste, se eu vejo um filme assim, bem capaz deu me matar no cinema....

    ResponderExcluir
  33. Olá!

    Ainda não li o livro e também não assisti ao filme. Estou com o livro na lista para tentar ler nesse mês e, em seguida, assistir ao filme. Já ouvi muitos comentários de que o filme foi bem fiel ao livro e ler o seu post me deixou mais empolgada.
    Preciso me preparar para chorar hahah.

    Beijos,
    Narah - www.lerantesdedormir.com.br

    ResponderExcluir
  34. Livro é maravilhoso, lição de vida, forte e você fica se questionando. A natureza humana é muito destrutiva, seletiva e julga sem conhecer. Adorei a resenha, o filme não vi, mas o livro é uma indicativa ótima para leitura. Bjus

    ResponderExcluir
  35. Oi tudo bem? Amei a história do Livro mas ainda não vi o filme. Gostei de ver sua experiência em lê o livro e assistir o filme.

    ResponderExcluir
  36. Geralmente, em sua maioria, os filmes não são fiéis aos livros. Isso é fato! O único livro que até então eu li e que ao chegar nas telas do cinema foi narrado de forma fidedigna, foi o "A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS". Mas, se tratando do "Extraordinário", mesmo não tendo lido o livro, e confesso que não irei ler, o filme foi o suficiente para que eu entendesse que de fato é uma história cativante, comovente e inspiradora.

    ResponderExcluir
  37. Ainda não li o livro, mas o filme sim e gostei muito dele achei bem envolvente. Beijos.

    ResponderExcluir

Romário Bispo