|RESENHA| O MONGE E O EXECUTIVO - JAMES C. HUNTER


Título Original:  The Servant
Autor: James C. Hunter
Editora  Sextante

144 páginas
Sinopse: Você está convidado a se juntar a um grupo que, durante uma semana, vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos.

Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.
Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. 

Resenha

Heey! Já começo esse post dando uma dica que pode lhe salvar de estresse. Se você escreve primeiro no Word para depois passar para o blog, sempre aperte o botão salvar, vai que seu computador desligar e você perde tudo que você escreveu quando estava quase no final.  Só quem já passou por isso sabe - Já aconteceu tantas vezes e ainda não aprendi - Haha.

Hoje venho falar de um livro que eu nem sabia que era tão conhecido assim. Nos posts que eu fiz sobre a MLI2017, algumas pessoas falaram que já tinham lido ou queriam ler, e isso me deixou bem curioso.
Eu olhei o livro e pensei: deve ser chatinho. Pelo titulo e sinopse não me chamou muita atenção, mas gosto muito de livros de autoajuda e como foi um presente, e o que sempre falam: cavalo dado não se olha os dentes, resolvi tentar ler.

Todos nós influenciamos pessoas diariamente. A pergunta a ser feita, portanto, não é "Você é um líder?", e sim "Você é eficiente?". Nós deixamos nossa marca nas diversas áreas de nossas vidas. Será que seus familiares, colegas de trabalho, vizinhos, conhecidos da igreja ou de qualquer outro grupo estão felizes com a sua presença? 

No prefácio, ele fala que ficou feliz que o livro estava fazendo sucesso no Brasil e que já veio mais de 10 vezes e ficou apaixonado por aqui.  A escrita dele é fluida e extremamente envolvente. 


Muita gente diz que não gosta de autoajuda pelo fato de parece, e praticamente ser, um monólogo. Mas esse é diferente e talvez seja um dos motivos de tanta gente conhecer e gostar. Todos os ensinamentos que o autor quer nos passar, ele faz isso contando uma história. Então, invés de jogar dicas e fazer explicações mirabolantes e tudo mais, ele vai meio que fazer um livro normal como qualquer outro e nosso personagem principal vai aprendendo a como lidar e aprender com as situações.

Ser servidor significa identificar e atender as necessidades legítmas dos demais. Não se trata de ser um escravo e fazer tudo o que os outros quiserem, mas de fazer aquilo de que as pessoas realmente precisam. É ter respeito e apreço pelas pessoas, prestar atenção ao que dizem, mostrar qe podem contar com você.Resumidamente, é abraçar os outros quando necessitarem de um abraço e repreendê-los quando precisarem disso.
Temos John, pai e empresário, que até então se considerava um bom chefe em casa e no trabalho. Mas com o tempo ele foi percebendo que não mantinha as rédeas e que estava fracassando. Ele recebe um convite para ir para um retiro em um mosteiro beneditino, um pouco contrariado, ele vai quando descobre que Leonard Hoffman estaria lá, ex-empresário de sucesso que conseguia recuperar empresas em crises. Ele viu isso como uma chance de conhecer o sucesso de Leonard. No mosteiro, conhecemos várias pessoas que estarão acompanhando as palestras de Leonard.  

E dentre os alunos vamos nos identificar com algum. Tem o que aceita mais fácil e os que vão bater pé e vão demorar para aceitar os métodos que o Leonard vai mostrar. 

Em poucas palavras, a liderança é uma questão de amar as pessoas de verdade, identificando e satisfazendo suas necessidades legítimas . Amar é doar para ajudar os demais a alcançarem o melhor de si. O teste definitivo da liderança é saber se, depois de algum tempo sob o comando de um líder,as pessoas saem de experiência melhores do que eram antes. 
Esse livro não só ensina a como ser um líder melhor, mas como ser um ser humano melhor. Todos esses quotes são somente do prefácio. O livro é curto, mas é pelo fato dele não ficar enchendo linguiça e ir direto ao ponto. Indicação de um ótimo livro de autoajuda para quem não é muito próximo desse gênero.

Abraços.

|RESENHA| O MONGE E O EXECUTIVO - JAMES C. HUNTER |RESENHA| O MONGE E O EXECUTIVO  -  JAMES C. HUNTER Reviewed by Douglas Augusto on segunda-feira, agosto 21, 2017 Rating: 5

10 comentários:

  1. Sou doida para ler esse livro, ele parece transmitir ótimos ensinamentos. Gostei da sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Parece ser uma leitura bem reflexiva. Mas apesar de suas considerações mostrarem a qualidade da obra não é um tipo de leitura que curto fazer.
    Quem sabe um dia possa dar uma chance.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. Oi, Douglas! Já li alguns livros de auto-ajuda e confesso que não são meus favoritos, mas eu acho que às vezes, principalmente quando são escritos em forma de história (como Quem comeu o meu queijo?), eles passam a ser mais proveitosos e fluem melhor. O monge e o executivo parece uma ótima opção.
    Bjs!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. O conteúdo desse livro parece ser realmente interessante, mas confesso que é um tipo de leitura com o qual tenho muitos problemas.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica no início do post, porque eu faço a mesma coisa hahahah

    Apesar do livro ter um tema que não me agrada, fiquei curiosa para descobrir o conteúdo, já que o vi diversas vezes pelas livrarias da vida.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Já li alguns livros de autoajuda e acho bem legal. Pois podemos tirar ótimas lições e aplicar no nosso cotidiano. Achei legal a premissa, deve ser uma ótima leitura, beijos!
    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Douglas!!
    Eu escrevo direto no blog e já aconteceu de cair a internet enquanto estava escrevendo e quando voltou não tinha nada salvo além do título. Quase tive um treco rs
    Enfim...eu li esse livro tem uns bons 5 anos. Foi indicação de uma amiga e eu adorei. Apesar de ser classificado como um livro de auto-ajuda, ele é incrível.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Conheço o livro, mas não é o tipo de leitura que eu procuro, mesmos acreditando que o texto traga bons ensinamentos e reflexões.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Esse é um livro clássico para empresários e estudantes, eu ainda não li, mas pretendo ler em algum momento. Adorei a sua resenha e minha curiosidade só aumentou quanto ao conteúdo do livro!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Apesar de ser um livro bom, e extremamente bem falado, confesso que não seria o público alvo para ele, por isso não leria. Mas sei que quem com certeza quer saber mais sobre o assunto ficaria fascinado. Ótima resenha e quotes!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Romário Bispo